Reserva Ovariana
👉🏼 Uma das perguntas que ouço com frequência no consultório é a seguinte: Dra, até que idade eu posso engravidar? Até quando é seguro eu engravidar?
👀 Bom, pra você que está lendo este post e que já entrou na casa dos 30 mas ainda não tem filhos… chegou o momento de se perguntar se está na hora de conversar sobre isso!!!
✅ Vocês já sabem que a idade da mulher é muito importante no planejamento de uma gravidez, principalmente a partir dos 30!!!
Isso porque nós nascemos com aproximadamente 1-2 milhões de óvulos e chegamos à puberdade com cerca de 300-500 mil. A cada ciclo menstrual cerca de 1.000 ovócitos iniciam o processo de maturação, porém (em geral) somente 1 irá maturar completamente!
Esse processo de consumo e perda de óvulos se dá por atresia (morte celular), e isso NÃO PODE SER EVITADO com o uso de medicamentos, como os anticoncepcionais.
Os óvulos de cada mulher, além de serem FINITOS, PERDEM a QUALIDADE com o avanço da idade.
✅ A avaliação de reserva ovariana como uma “previsão de longevidade da fertilidade feminina e permissão para se adiar a maternidade” tem sido empregada na prática. Porém, essa avaliação não crava o tempo preciso de fertilidade da mulher, mas nos ajuda a diagnosticar se ainda há tempo de esperar a gravidez acontecer ou se é melhor ter pressa e tomar alguma medida para não reduzir muito a taxa de sucesso.
São eles:
🔸 FSH (hormônio folículo estimulante)
🔸 AMH (hormônio antimulleriano)
🔸 CFA (contagem dos folículos atrais, realizado por ultrassom transvaginal)
💠 Caso a avaliação indique uma baixa reserva ovariana, podemos sugerir o congelamento de óvulos para postergar uma gravidez. Essa via preserva a qualidade do óvulo e diminui riscos de síndromes, mais frequentes após os 35 anos de idade.
É importante ressaltar que o ideal é realizar os exames sem uso de pílula anticoncepcional ou outro contraceptivo hormonal, pois eles podem reduzir os valores!!!
É também imprescindível um acompanhamento médico constante e uma dieta regrada, além de exercícios físicos regulares.
🧐 E aí, está pronta?