SOP: Anticoncepcional é o tratamento mais indicado?

A indicação do uso da pílula anticoncepcional (ACHO) no tratamento da Síndrome do Ovário Policístico (SOP) nunca foi tão questionada como tem sido ultimamente.

Me canso de atender pacientes que receberam ERRONEAMENTE o DIAGNÓSTICO de SOP ou EQUIVOCADAMENTE a promessa de TRATAMENTO desta síndrome baseada no uso isolado de um anticoncepcional!

🔅Primeiro conceito: Não se diagnostica SOP antes de 2 à 3 anos da menarca (1ª menstruação) pois a mulher está em fase de amadurecimento do eixo hormonal. Nunca se diagnostica SOP em usuárias de ACHO.

Como a SOP é uma doença ENDÓCRINO-METABÓLICA-REPRODUTIVA, cada mulher precisa ser avaliada dentro do seu próprio contexto. Além de analisar seus níveis hormonais, sinais e sintomas apresentados ou seu exame de ultrassonografia, precisamos levar em consideração o histórico de saúde e estilo de vida.

🔅Segundo conceito: Um grande problema é que as pessoas buscam o tratamento dos sintomas e não da causa. A prescrição de uma pílula contraceptiva que tem ação antiandrogênica (quer dizer que diminui os seus níveis de testosterona) promove a melhora da oleosidade da pele/acne e dos cabelos/queda, reduz a pilificação e regulariza o ciclo menstrual. E além disso, ao repetir o exame de ultrassom, os cistos que antes existiam no ovário também terão sumido (na maioria das vezes).

👉 Pode até ser que você queira usar uma pílula como método contraceptivo e como uma maneira capaz de eliminar os sintomas desconfortáveis da SOP. Mas saiba que a sua desordem não está sendo tratada desta forma. E que o tratamento da SOP requer PRIMORDIALMENTE mudança de estilo de vida.

❇️ Lá vou eu novamente: fique atenta à sua alimentação, reduzindo e/ou eliminando os carboidratos refinados e inclua a prática de exercícios físicos diariamente. O treino HIIT tem uma resposta muito positiva em sensibilizar a insulina, assim como a famosa dieta LOWCARB desde que, devidamente acompanhados por bons profissionais. Além disso alguns medicamentos sensibilizadores de insulina também auxiliam no tratamento. Mas vale reforçar que o tratamento deve ser INDIVIDUALIZADO e saiba que existem métodos contraceptivos mais indicados para você!

Ficou com dúvida? 😊

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?